Os jovens que integram o Núcleo de Cidadania doa Adolescentes (NUCA) de Itaberaba promoveram — na manhã dessa segunda-feira (18), no Anfiteatro da Praça do CEU — uma Roda de Conversa para debater questões relacionadas com o desafio da Alimentação Saudável e as formas de combater o Bullying com a finalidade de ampliar a reflexão crítica sobre a pressão social imposta na busca desenfreada pelo “corpo perfeito”.
O encontro contou com as participações especiais da secretária municipal de Comunicação, Ana Fabrícia de Mattos da Conceição, da nutricionista Priscila Menezes, da psicóloga Rafaela Santos, além da assistente social, e mobilizadora de jovens do NUCA, Lana Rodrigues, que, juntas, compuseram a mesa de abertura da Roda de Conversa e apresentaram relatos de suas experiências sobre o tema.
O encontro contou, ainda, com a presença do secretário municipal de Desporto, Lazer e Turismo, Luiz Alberto do Bomfim, além de coordenadores, gerentes — profissionais que atuam nas áreas de educação, saúde, assistência social e esporte — e demais colaboradores da gestão Cidade de Todos. Durante o evento, também foram exibidos vídeos educativos e com ensaios fotográficos com jovens do NUCA.
O evento foi uma realização da Prefeitura de Itaberaba, através da Comissão Intersetorial — responsável pelas ações do Município para o Selo UNICEF (2017/2020) — e do jovens do NUCA, com o apoio das secretarias municipais de Comunicação e Informação Social (Secom), de Ação Social e Cidadania (Seas), de Educação (Seduc), de Saúde (Sesau) e de Desporto, Lazer e Turismo (Sedeltur).
O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Ao aderir à edição 2017/2020 do Selo UNICEF, a gestão Cidade de Todos assumiu o compromisso de manter como prioridade a agenda de políticas públicas pela infância e adolescência.
Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas. O termo surgiu a partir do inglês bully, palavra que significa tirano, brigão ou valentão, na tradução para o português. Os problemas e consequências do bullying são um desafio para o conjunto da sociedade, com impactos negativos diretos na vida de crianças e adolescentes.
