O governo federal dará início, nesta sexta-feira (dia 16), ao pagamento do auxílio-gás referente ao mês de fevereiro. Criado para auxiliar famílias vulneráveis diante do aumento do preço do gás de cozinha, o benefício será de R$ 102 por família neste mês.
O auxílio-gás é repassado a cada dois meses e corresponde a 100% do valor médio nacional do botijão de gás de 13kg, estabelecido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), considerando os preços dos últimos seis meses.
Os pagamentos são realizados em meses pares, de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário, seguindo o calendário do Bolsa Família. O término dos pagamentos está previsto para o dia 29 deste mês.
As famílias beneficiárias poderão conferir informações sobre as parcelas nos aplicativos do Bolsa Família e do Caixa Tem, além do telefone 111.
Calendário de Pagamentos de Fevereiro
- NIS de final 1: 16 de fevereiro
- NIS de final 2: 19 de fevereiro
- NIS de final 3: 20 de fevereiro
- NIS de final 4: 21 de fevereiro
- NIS de final 5: 22 de fevereiro
- NIS de final 6: 23 de fevereiro
- NIS de final 7: 26 de fevereiro
- NIS de final 8: 27 de fevereiro
- NIS de final 9: 28 de fevereiro
- NIS de final 0: 29 de fevereiro
Os beneficiários podem movimentar os valores pelo aplicativo Caixa Tem, sem necessidade de ir até uma agência da Caixa Econômica Federal para realizar o saque. Além disso, é possível utilizar o cartão virtual do Caixa Tem para compras em estabelecimentos comerciais e realizar saques em terminais de autoatendimento, casas lotéricas e correspondentes bancários.
O auxílio-gás é destinado a famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda familiar mensal igual ou inferior a meio salário mínimo, incluindo aquelas beneficiárias de programas de transferência de renda implementados pelas três esferas de governo. Também são contempladas famílias com membros que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Para receber o Bolsa Família, é necessário que a família tenha renda mensal de até R$ 218 por pessoa, além de atender a requisitos de saúde e educação estabelecidos pelo programa. O Bolsa Família contempla seis modalidades de benefícios, variando conforme a situação de cada beneficiário.