Nesta quarta-feira (28), os Correios anunciaram a designação da comissão organizadora que conduzirá o concurso público da estatal. Esta etapa marca o início do processo para a realização do concurso, previsto para ocorrer ainda em 2024.
A comissão terá a responsabilidade de definir a quantidade, tipo e localização das vagas do concurso, com base no trabalho realizado em 2023 pela atual gestão para realocar e redimensionar o atual efetivo. Além disso, a comissão irá coordenar o processo de licitação para a contratação da banca organizadora.
O concurso dos Correios é um dos compromissos assumidos pela gestão como parte do processo de recuperação da estatal, iniciado com a retirada da lista de privatizações pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em seu primeiro dia de governo.
Durante o ano de 2023, a atual gestão implementou uma série de medidas para melhorar as condições de trabalho e, consequentemente, a qualidade dos serviços prestados aos clientes. Entre essas iniciativas, destaca-se a recuperação de mais de 40 cláusulas que haviam sido retiradas do acordo coletivo de trabalho, bem como o diálogo retomado com os trabalhadores, resultando em um acordo coletivo negociado diretamente em mesa de negociação, sem intervenção da Justiça do Trabalho, pela primeira vez em sete anos, que proporcionou um aumento de quase 12% para parte do efetivo.
“Para recuperar a empresa, é necessário recuperar a dignidade e valorizar as pessoas que trabalham nos Correios, sem perder de vista a sustentabilidade da estatal. A contratação de novos funcionários é uma medida essencial para que a empresa possa atender às novas demandas da sociedade e do mercado”, afirmou o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.
As datas dos próximos passos serão divulgadas oportunamente.