O Governo Federal entregou nesta sexta-feira (1º) um total de 1.876 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) em seis municípios de cinco estados: Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí e Tocantins. A cerimônia oficial foi realizada no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro das Cidades, Jader Filho, e transmissão simultânea para as cidades contempladas.
As novas moradias beneficiam diretamente mais de 7,5 mil pessoas em situação de vulnerabilidade. O evento também marcou o anúncio de que o programa já alcançou a contratação de 1,6 milhão de unidades desde sua retomada, em 2023. A meta inicial, de 2 milhões de unidades até 2026, será antecipada para o final de 2025. O novo objetivo é chegar a 3 milhões de contratos até o fim do governo.
Entregas nos estados
- Bahia: 868 moradias foram entregues nos residenciais João Assis e Everaldino Guimarães (Pojuca) e Francisco Chagas de Carvalho (Paulo Afonso).
- Maranhão: 744 unidades nos residenciais Jardim Aulidia 4 e 5, em Açailândia.
- Piauí: 132 casas no Loteamento Diuza Gonçalves, em Teresina.
- Ceará: 32 unidades no Residencial Severo Silva, em Horizonte.
- Tocantins: 100 moradias nos residenciais Nova Esperança II e III, em Chapada de Areia.
Números do programa
Segundo o Ministério das Cidades, mais de 40% das unidades financiadas atualmente estão na Faixa 1, voltada a famílias com renda de até R\$ 2.850. Esse avanço foi possível por meio do aumento do subsídio para até R\$ 55 mil e da redução das taxas de juros, que atingiram os menores níveis da história do programa.
O ministro Jader Filho também informou que o segmento voltado à Classe Média do MCMV está em expansão, com 7 mil unidades contratadas nos dois primeiros meses e expectativa de alcançar 10 mil contratos mensais.
Novas seleções
Durante a cerimônia, foi anunciada a abertura de seleção de novas unidades para o MCMV Entidades Urbanas e Rural, com 20 mil casas para entidades e 30 mil para áreas rurais, a partir de 20 de agosto. No dia 8 de agosto, será divulgado o resultado da seleção para 30 mil moradias em municípios com menos de 50 mil habitantes.
Impacto econômico
O programa MCMV já entregou mais de 8,4 milhões de moradias desde 2009. Entre 2023 e 2025, o investimento soma R\$ 36 bilhões em recursos do Orçamento Geral da União, além de R\$ 151,8 bilhões previstos para financiamentos via FGTS e Fundo Social em 2025.
Com mais de 1 milhão de unidades em construção, o programa impulsiona o setor da construção civil, que representou 53% dos imóveis lançados no país em 2024 e contribuiu para o crescimento de 3,4% do PIB da construção no primeiro trimestre de 2025. Estima-se que a cada R\$ 1 milhão investido, sejam gerados **13 empregos diretos e indiretos
