O SAC Bahia começa a atender por ordem de chegada para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A medida faz parte de um projeto piloto que será implantado a partir desta segunda-feira (1º) em seis postos e quatro pontos da Rede SAC.
Na capital, os postos SAC Barra, Comércio e Pituaçu atenderão por ordem de chegada apenas no turno da tarde. As senhas começam a ser distribuídas às 11h, exceto no Barra, onde a entrega será iniciada ao meio-dia. Pela manhã, o atendimento continua sendo feito apenas por agendamento no site ou aplicativo.
No interior, os postos de Alagoinhas, Barreiras e Ilhéus também vão adotar a novidade apenas no período da tarde, com entrega de senhas a partir de 11h. Já pela manhã, segue a obrigatoriedade do agendamento prévio.
Além desses, os Pontos SAC de Cocos, Ipiaú, Pilão Arcado e Santo Estêvão atenderão por ordem de chegada durante todo o expediente. Nestes locais, a entrega das senhas será feita a partir das 7h, com exceção de Pilão Arcado, que começa às 8h.
Como funciona a nova CIN
A Carteira de Identidade Nacional terá o CPF como número único de identificação e substituirá gradualmente o RG. O documento físico é emitido gratuitamente na primeira via e só será obrigatório para todos os brasileiros a partir de março de 2032. O modelo antigo de RG permanece válido até fevereiro do mesmo ano.
O novo documento pode reunir informações como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor, certificado militar e dados de saúde — incluindo TEA, deficiências, tipo sanguíneo, fator RH e opção por doação de órgãos. Também é possível registrar o nome social.
A CIN possui versão digital no aplicativo gov.br, disponível três dias após a emissão física. O documento ainda conta com QR Code para checagem de autenticidade.
Prazos de validade
- 0 a 12 anos incompletos: validade de 5 anos;
- 12 a 60 anos incompletos: validade de 10 anos;
- Acima de 60 anos: validade indeterminada.
Para solicitar a CIN é necessário apresentar a certidão de nascimento ou estado civil atualizada.