O Ministério da Educação (MEC) inicia nesta segunda-feira (29) o pagamento da sétima parcela do programa Pé-de-Meia. O valor de R$ 200 será depositado pela Caixa Econômica Federal de forma escalonada, conforme o mês de nascimento dos estudantes beneficiados.
Cerca de 3,4 milhões de alunos do ensino médio da rede pública e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), inscritos no CadÚnico, devem receber o incentivo até o dia 6 de outubro. Para ter direito ao pagamento, é exigida presença mínima de 80% nas aulas.
Calendário de pagamento
- Nascidos em janeiro e fevereiro: 29/09
- Março e abril: 30/09
- Maio e junho: 01/10
- Julho e agosto: 02/10
- Setembro e outubro: 03/10
- Novembro e dezembro: 06/10
Como funciona o programa
Os depósitos são feitos em conta poupança da Caixa aberta em nome do estudante. Quem tem 18 anos ou mais pode movimentar imediatamente o valor recebido, enquanto menores de idade precisam de autorização do responsável legal. O saque pode ser realizado via aplicativo Caixa Tem, cartão Pé-de-Meia ou terminais de autoatendimento.
Além do incentivo-frequência, o Pé-de-Meia prevê outros pagamentos, como matrícula, conclusão do ensino médio e participação no Enem. No total, cada aluno pode acumular até R$ 9,2 mil ao final do 3º ano.
Criado em 2024, o programa tem como objetivo estimular a permanência e a conclusão escolar de jovens de baixa renda matriculados na rede pública.
