No próximo domingo (5), mais de 760 mil candidatos farão a primeira etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conhecido como “Enem dos Concursos”. A prova será aplicada em 1.294 locais, distribuídos em 228 cidades, com 3.652 vagas abertas em 32 órgãos da administração pública federal.
Organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com a Enap e a FGV, o certame é considerado o maior da história do serviço público. O Cartão de Confirmação, disponível no site da FGV, traz informações como local de prova e horário, e deve ser consultado com antecedência para evitar imprevistos.
As provas começam às 13h (horário de Brasília), com portões fechando às 12h30. Para nível superior, serão 90 questões e duração de 5 horas. Para nível intermediário, serão 68 questões e duração de 3h30. É obrigatório apresentar documento oficial com foto e caneta esferográfica azul ou preta de material transparente. Embora não seja exigido, recomenda-se levar o cartão de confirmação impresso.
A segunda fase, composta por provas discursivas, será realizada em 7 de dezembro. O resultado da prova objetiva e a convocação para a etapa discursiva estão marcados para 12 de novembro. Entre 30 de novembro e 8 de dezembro ocorrerá a verificação de cotas. O resultado final do concurso será divulgado em 30 de janeiro de 2026.
