O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou a abertura das inscrições para o Concurso Nacional Público Unificado (CNPU), promovido pelo Governo Federal. As inscrições já estão disponíveis e seguem até 9 de fevereiro. O concurso contempla o total de 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos públicos federais.
Uma das inovações do processo seletivo é o modelo que permite a inscrição para mais de um cargo, desde que estejam dentro do mesmo bloco temático. São oito blocos, cada um abrangendo áreas específicas, proporcionando aos candidatos a escolha de acordo com suas preferências vocacionais e formação profissional.
Os blocos temáticos incluem áreas como Infraestrutura, Exatas e Engenharias; Tecnologia, Dados e Informação; Ambiental, Agrário e Biológicas, entre outros. As provas estão previstas para 5 de maio, em 220 locais, facilitando o acesso aos brasileiros de diversas regiões.
O critério de seleção é a nota obtida nas avaliações objetivas específicas e dissertativas por área de atuação. As classificações levam em conta a pontuação dos candidatos e possibilitam a permanência na lista de espera para vagas indicadas como primeira opção.
O calendário do CNPU inclui a divulgação dos resultados em julho de 2024, com início da convocação para posse e cursos de formação em agosto do mesmo ano. Os interessados podem se inscrever e obter mais informações pelo site oficial do MGI.
Fonte: Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI)