Exército abre inscrições para Colégios Militares com 420 vagas em todo o Brasil

O Exército Brasileiro abriu inscrições para o Processo Seletivo dos Colégios Militares, oferecendo 420 vagas distribuídas em várias regiões do país. A seleção é organizada pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) e pela Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA). As oportunidades são voltadas para ingresso no 6º ano do Ensino Fundamental e no 1º ano do Ensino Médio.

No total, serão 370 vagas para o Ensino Fundamental e 50 vagas para o Ensino Médio, destinadas a 15 unidades de ensino. Entre os colégios contemplados estão os de Belo Horizonte (50 vagas), Curitiba (40), Santa Maria (40), Brasília (35), Rio de Janeiro (35), Recife (30), Porto Alegre (30), Fortaleza (30) e Juiz de Fora (30). Já Salvador, Manaus e São Paulo terão 20 vagas cada, enquanto a Vila Militar, no Rio de Janeiro, disponibiliza 5 vagas.

Requisitos para participar do processo seletivo

Para disputar as vagas, os candidatos devem estar concluindo ou já ter concluído o 5º ano do Ensino Fundamental (para ingresso no 6º ano) ou o 9º ano do Ensino Fundamental (para ingresso no 1º ano do Ensino Médio). A idade também é um critério: para o 6º ano, é necessário ter entre 10 e 12 anos até 1º de janeiro de 2026, dependendo da data de nascimento; já para o Ensino Médio, os candidatos precisam atender às exigências estabelecidas no edital.

Além disso, os inscritos devem estar em condições de saúde comprovadas em revisões médicas e odontológicas, bem como cumprir requisitos biográficos estabelecidos pelo Exército.

Inscrições e valores da taxa

As inscrições estarão abertas de 1º de setembro a 2 de outubro de 2025, com taxa de participação fixada em R\$ 95. Os interessados devem comparecer presencialmente às sedes dos colégios militares onde desejam estudar. Em Salvador, por exemplo, as inscrições serão feitas na Rua das Hortênsias, no bairro da Pituba. Já em São Paulo, o endereço é Rua Alfredo Pujol, em Santana.

A isenção da taxa poderá ser solicitada entre os dias 2 e 15 de setembro de 2025, conforme critérios previstos no edital.

Etapas do processo seletivo

A classificação será composta por três fases:

  • Exame Intelectual (EI), de caráter eliminatório e classificatório, aplicado a todos os candidatos;
  • Revisão médica e odontológica, para verificar as condições de saúde;
  • Comprovação dos requisitos biográficos, que também tem caráter eliminatório.

De acordo com o Exército, o processo seletivo e todas as suas etapas terão validade exclusiva para o ano letivo de 2026, sem reaproveitamento para anos seguintes.