O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) recebeu um pedido de concurso do INSS para o preenchimento de vagas na carreira de peritos médicos federais. A notícia foi divulgada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 8.
Segundo informações da portaria conjunta entre o Instituto Nacional do Seguro Social e o Ministério da Previdência Social (MPS), o pedido de edital visa o provimento de 1.574 oportunidades para o quadro da Perícia Médica.
Embora o pedido tenha sido encaminhado, ainda não há previsão para a autorização por parte do MGI. No entanto, a ministra Esther Dweck já confirmou a realização do concurso para o ano de 2024.
O ministro da Previdência, Carlos Lupi, já havia informado em outubro de 2023 que o pedido de novo edital estava em análise. A expectativa é que o edital seja publicado até junho deste ano.
Durante uma audiência pública no Senado Federal, Lupi mencionou a possibilidade de incluir cláusulas nos editais que obriguem os aprovados a permanecer na região de lotação por pelo menos dez anos.
A carreira de perito médico federal enfrenta um déficit considerável em seu quadro funcional. De acordo com informações da Comissão do Senado, o número de peritos chegou a ser de 4.500, mas atualmente opera com apenas 2.900 servidores.
Os interessados na carreira devem possuir nível superior em Medicina, além de registro regular no Conselho Regional de Medicina. O vencimento inicial é de R$16.533,99, com benefícios adicionais como auxílio alimentação e gratificação de desempenho.