Duas universidades estaduais da Bahia, a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), abriram seleção para a contratação de novos professores. Ao todo, mais de 50 profissionais serão escolhidos para integrar o corpo docente dessas instituições.
O edital do concurso da UEFS, publicado no Diário Oficial do Estado em 2 de novembro, visa selecionar profissionais para a Carreira do Magistério Superior, nas turmas de Professor Auxiliar e Assistente. São oferecidas 55 vagas distribuídas entre todos os departamentos.
Já na UESC, será realizada uma seleção para professor visitante/adjunto no Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), com uma carga horária de 40 horas semanais e dedicação exclusiva. A vaga é destinada à área de química do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM).
Para a UEFS, as inscrições estarão disponíveis a partir das 8h da próxima quarta-feira (8) até às 10h do dia 19 de novembro de 2023, exclusivamente através da página de seleção na internet, onde o candidato deverá preencher uma ficha de inscrição.
Os requisitos mínimos variam: para a classe de Professor Auxiliar, o candidato deve apresentar, no mínimo, o certificado de conclusão de curso de especialização, de acordo com a formação necessária. Já para a classe de Professor Assistente, é necessário o diploma ou certificado de conclusão de curso de mestrado, reconhecido ou revalidado no país.
As provas do concurso da UEFS serão realizadas entre 30 de novembro e 14 de dezembro de 2023. As datas, horários e locais serão divulgados na página da seleção.
O edital do concurso da UESC pode ser acessado no site da instituição. As inscrições abertas entre 8 de novembro até às 23h59min do dia 16 de novembro de 2023. Os interessados devem encaminhar a documentação em formato PDF via e-mail para ppgecm@uesc.br .
Para concorrer à vaga na UESC, é necessário possuir graduação em licenciatura em química, com doutorado em ensino de química, ou ensino de ciências, ou educação em ciências, ou ensino de ciências e matemática, ou educação científica e tecnológica, ou ensino, filosofia e história da ciência, ou educação, ou ainda áreas afins. É imprescindível que a carreira acadêmica ou a tese de doutorado do candidato comprove o desenvolvimento de pesquisas no ensino de química.