Clientes de bancos têm até esta quarta para sacar valores esquecidos

Clientes de bancos têm até esta quarta-feira (16) para retirar valores esquecidos no sistema financeiro. Aproximadamente 42 milhões de pessoas físicas e 3,6 milhões de empresas ainda não sacaram R$ 8,59 bilhões, conforme dados do Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central.

A partir de quinta-feira (17), esses recursos serão transferidos para a conta única do Tesouro Nacional, em cumprimento à lei que estende a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia e 156 municípios. Essa medida foi aprovada em setembro pelo Congresso e visa compor um total de R$ 55 bilhões para o governo.

O Ministério da Fazenda irá publicar um edital no Diário Oficial da União com informações sobre os valores a receber. Cidadãos que tiverem direito poderão contestar o recolhimento.

Para consultar os valores, acesse o site oficial do SVR, clique em “Consulte valores a receber” e preencha os dados solicitados. Se houver valores a receber, siga as instruções para acessar e agendar a transferência. É necessário ter uma conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br.

O sistema também permite consultas para pessoas falecidas e empresas fechadas, acessível a herdeiros ou representantes legais. O SVR informará a instituição responsável pelo valor e a faixa de valor disponível para resgate.