Internacional e Bahia se enfrentaram no Beira-Rio, em jogo que começou às 18h30 deste domingo (23/9), pela 26°rodada do Brasileirão. O colorado, em crise, contou com as voltas de Guiñazu e Leandro Damião que estavam servindo as seleções brasileira e argentina na disputa do Superclássico das Américas.
O Bahia tinha os desfalques do meia Zé Roberto, com dores no músculo adutor da coxa, e do atacante Jones, que sentiu uma dor no músculo posterior da coxa.
O tricolor baiano começou com uma motivação extra: se vencesse, ficaria pela primeira vez entre os times da ponta da tabela desde que o campeonato passou a ter pontos corridos.
Também por isso, o Bahia iniciou a partida em Porto Alegre encarando o time gaúcho e chegava com perigo em bolas levantadas para Souza, até que aos 12 minutos, num contra-ataque rápido, Fred chutou de dentro da área, pela direita, para vencer o goleiro Marcelo Lomba. 1 a 0 para o Inter, que até aquele momento não merecia o placar.
Aos 16 minutos, Elias, também pela direita, poderia ter empatado. Invadiu sozinho, sem marcação, mas colocou para fora, ao tentar tirar do goleiro. Na sequencia, falha da defesa do Bahia, que ficou olhando a bola cruzar toda a extensão da pequena área. Por pouco o Internacional não amplia.
O jogo passou a ficar muito marcado no meio do campo, com poucas chances de gol para os dois lados. Empurrado pela torcida, o Inter era mais rápido nas saídas de bola, enquanto o Bahia (15º na tabela de classificação) tocava a bola, e não se encolhia, apesar de estar jogando fora de casa e contra o 7º colocado no Brasileirão.
Era grande, no entanto, o número de passes errados, tanto por parte do time baiano quanto pelo gaúcho.
A rapidez do contra-ataque colorado funcionou de novo aos 37 minutos, numa boa troca de passes entre Leandro Damião, D’Alessandro e Forlan, que recebeu cruzamento da direita, na ponta da pequena área, pela esquerda e, sozinho, sem marcação, teve tempo para se abaixar, cabeceando para o fundo das redes. 2 a 0.
Aos 41, quase que Forlan faz o terceiro. O Bahia foi salvo por Marcelo Lomba. O goleiro conseguiu jogar para escanteio, com os pés, o tiro cruzado do atacante do Internacional.
No primeiro tempo, o Inter acabou chutando mais (8 vezes) que o Bahia (2). Mas a posse de bola foi muito equilibrada: 52% para o time gaúcho, 48% para o tricolor baiano.
A diferença se deu na velocidade do Inter e na ausência, praticamente, de Gabriel, pelo lado do Bahia.
Segundo tempo
No intervalo, o técnico Jorginho tirou Diones e colocou Kléberson, na tentativa de recompor o meio de campo e melhorar o passe de qualidade para o ataque.
O Bahia voltou para o segundo tempo com a marcação bem adiantada, tentando dificultar a saída de bola do Internacional.
Aos 3 minutos, um susto. Forlan cruzou da esquerda, Marcelo Lomba foi errado na bola e acabou dando um tapa na bola para o meio da área, nos pés de Fred, que chutou meio desequilibrado. A bola bateu na rede, pelo lado de fora. O terceiro gol do Inter ficou muito perto.
Aos 7 minutos, bola lançada para o ataque, nova falha da defesa, que não conseguiu cortar, Leandro Damião acertou uma bomba de fora da área, pegando Marcelo Lomba adiantado. 3 a 0.
A folga no placar deu ao Inter a tranquilidade para tocar a bolar e armar as jogadas, sem correr riscos na defesa.
Nem a entrada de Lulinha, em lugar de Elias, conseguiu equilibrar a partida de novo. O colorado dominava o segundo tempo e administrava a partida.
Aos 45 minutos, Lulinha bateu escanteio, a defesa do Inter bateu cabeça e a bola sobrou para Kléberson, que diminuiu. 3 a 1.
O Bahia começou com
— Marcelo Lomba
— Madson
— Danny Morais
— Titi
— Jussandro
— Fahel
— Diones (Kléberson)
— Hélder
— Gabriel (Cláudio Pitbull)
— Elias (Lulinha)
— Souza
Técnico
— Jorginho
O Internacional começou com
— Muriel
— Nei (Elton)
— Rodrigo Moledo
— Índio
— Fabrício
— Ygor (Lucas Lima)
— Guiñazu
— Fred
— D’Alessandro
— Forlán (Cassiano)
— Leandro Damião
Técnico
— Fernandão
Trio de Arbitragem
— Ronan Marques da Rosa-SC
— Roberto Braatz-PR
— Nadine Bastos-SC.
Gols
— Fred, aos 12 minutos do 1º tempo
— Forlan, aos 37 minutos do 1º tempo
— Leandro Damião, aos 7 minutos do 2º tempo
— Kléberson, aos 45 minutos do 2º tempo
Cartões Amarelos
— Lulinha (B)
— Cláudio Pitbull (B)
— Fabrício (I)
— Rodrigo Moledo (I)