A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) anunciou a abertura do Vestibular 2026, com 998 vagas distribuídas entre os campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. As inscrições começam no dia 20 de agosto e seguem até 23 de outubro.
Os candidatos poderão escolher entre 47 cursos de graduação, com ingresso previsto para o primeiro e segundo períodos letivos de 2026. As provas serão realizadas nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.
A taxa de inscrição é de R\$ 110,00 e deve ser paga até o primeiro dia útil após o fim das inscrições. O formulário de inscrição estará disponível no site do Vestibular da Uesb e no portal do Instituto Avalia, banca responsável pela aplicação do processo seletivo. O passo a passo completo está descrito no Edital 260/2025.

Isenção da taxa
A Uesb garante isenção do pagamento da taxa para candidatos que atenderem a critérios específicos, como ter cursado o Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e todo o Ensino Médio em escola pública. Também têm direito à gratuidade servidores da Uesb, seus dependentes, terceirizados, estagiários da instituição, servidores efetivos de outras universidades estaduais da Bahia e estudantes do programa Universidade Para Todos, desde que não possuam diploma de graduação.
O prazo para solicitar a isenção será de 20 de agosto a 11 de setembro. A documentação comprobatória deve ser enviada até o dia 12 de setembro.
Sistema de cotas
Das vagas ofertadas, 50% são destinadas à ampla concorrência e 50% à modalidade de reserva de vagas para estudantes de escolas públicas. Dessas, 70% são destinadas a candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos) e 30% para os demais.
Candidatos aprovados nesta modalidade deverão passar por uma comissão de heteroidentificação no ato da matrícula, como parte da política de ações afirmativas da instituição.
Mais informações sobre os cursos, número de vagas por curso e regras do processo seletivo podem ser consultadas no Manual do Candidato e no Edital 260/2025, disponíveis no site oficial da Uesb.
