Vigilância em Saúde desmente a ocorrência de quatro casos de meningite em Itaberaba

Em entrevista ao programa “Conversa Franca” de hoje (13) a Coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Aline Barros de Oliveira Negrão, desmentiu a ocorrência de 4 casos de meningite em Itaberaba. “Isso não é verídico. Em Itaberaba foi registrado apenas um caso de meningite viral, com o paciente sendo tratado e já liberado”, afirmou. A meningite viral é uma forma mais branda da doença, enquanto a meningite bacteriana é a do tipo mais grave, que pode levar o paciente a óbito.

Segundo ela, houve uma ocorrência de uma menina de dois meses sob suspeita da doença. A criança realizou no Hospital Geral de Itaberaba (HGI) um exame clínico e foi enviada para o Hospital Couto Maia – referência em doenças infecto-contagiosas -, em Salvador, para exames laboratoriais, mas veio a falecer enquanto era transportada.

“Esse caso não foi diagnosticado como de meningite. Não só em Itaberaba mas em qualquer outro município da Bahia quando há suspeita de meningite o paciente é encaminhado para Salvador ou Feira de Santana para passar por exames laboratoriais para se saber se é realmente portador da doença”, explica Aline Negrão.

A técnica Marileide Gonçalves de Oliveira, responsável pelo Programa de Meningite da 18ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), também confirmou esses dados. Segundo ela, o número de 4 casos citados em veículos de comunicação compreende toda a área de atuação do órgão.

A 18ª Dires, comandada pela doutora Lizandra Cunha Amim, tem jurisdição sobre todos os 13 municípios do Território de Identidade Piemonte do Paraguaçu – Itaberaba, Ruy Barbosa, Rafael Jambeiro, Ibiquera, Boa Vista do Tupim, Iaçu, Santa Terezinha, Itatim, Lajedinho, Macajuba, Piritiba, Mundo Novo, e Tapiramutá.

“Aqui em Itaberaba houve o atendimento a uma criança, que se recuperou, e de outra criança que morreu, mas que não teve comprovação laboratorial de que estivesse com meningite”, explica Marileide Oliveira.

O secretário municipal de Saúde, Gabriel Santos, diz que o município está atento às ocorrências registradas pelos órgãos de controle e vem atuando com rapidez e segurança em todas as áreas da saúde em Itaberaba. “Nossa missão é proporcionar um bom atendimento aos moradores do município, oferecendo serviços médicos em diversas especialidades e melhorando a infraestrutura, com a reforma das unidades de saúde e do HGI, recentemente concluídas”, explica o Secretário de Saúde.