O programa Luz Para Todos deverá realizar 400 mil novas ligações de energia elétrica até 2028, de acordo com projeção do Governo Federal.
Entre 2023 e 2025, já foram efetuadas 123,2 mil novas ligações, garantindo acesso à eletricidade para cerca de 500 mil pessoas. No mesmo período, foram firmados 10 contratos que preveem atendimento a 22 mil novas unidades consumidoras, com investimento de R\$ 735 milhões em estados como Acre, Maranhão, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima e Tocantins.
Investimentos e metas
Para 2026, estão previstos R\$ 3 bilhões em investimentos destinados a 80 mil novas ligações. Mais da metade das conexões previstas até 2028 será realizada em comunidades da Amazônia Legal, região considerada prioritária pelo programa.
Criado em 2003 e relançado em 2023, o Luz Para Todos já beneficiou 3,7 milhões de famílias, somando 17,7 milhões de brasileiros atendidos desde sua implantação, com investimentos de R\$ 27 bilhões.
Impacto social
Além de garantir acesso à energia elétrica, o programa vem transformando a vida de famílias em áreas rurais e comunidades tradicionais. Em Timon (MA), a agricultora Flaviana Pereira, de 36 anos, relatou que a chegada da eletricidade neste ano permitiu melhorar a irrigação da horta, aumentar a renda familiar e ampliar a segurança na região.
Sustentabilidade
O Luz Para Todos também aposta em soluções renováveis, como sistemas solares fotovoltaicos, que vêm atendendo comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas e populações tradicionais.
Reconhecido como o maior programa de universalização de energia do mundo, o LPT contribui ainda para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, ao combater a pobreza energética e promover oportunidades de desenvolvimento social e econômico.