Inscrições abertas para o Sisu 2024

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 estão abertas a partir desta segunda-feira, 22 de janeiro, até as 23h59 do dia 25 do mesmo mês. O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou 264.181 vagas em 6.827 cursos de graduação, distribuídos por 127 instituições de ensino superior. A inscrição, gratuita, é realizada exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, através dos serviços digitais do governo federal (gov.br).

A edição do Sisu 2024 terá apenas uma etapa de inscrição para candidatos às vagas ofertadas pelas instituições participantes durante todo o ano. As vagas são para cursos com início previsto das aulas tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre de 2024, conforme os Termos de Adesão (TA) assinados pelas instituições de ensino superior que aderiram à seleção.

Para participar, é necessário que o candidato tenha realizado o Enem 2023, não tenha zerado a prova de Redação e não tenha participado como treineiro. O Sisu 2024 seguirá as alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas, classificando os candidatos conforme o desempenho no Enem, com a reserva de vagas previstas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições.

O resultado do processo seletivo será divulgado em 30 de janeiro, e os candidatos não selecionados na chamada regular poderão manifestar interesse em participar da lista de espera de 30 de janeiro a 7 de fevereiro. Diferentemente dos anos anteriores, em 2024, a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de ensino superior participantes.

O Sisu foi instituído em 2010 e reúne as vagas oferecidas por instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil, sendo a maioria delas proveniente de instituições federais, como universidades e institutos