Nubank vai fechar? Entenda os rumores após a liquidação do Will Bank

Publicações que circulam nas redes sociais sugerindo que o Nubank estaria prestes a encerrar as atividades ou decretar falência são falsas. A própria instituição negou os rumores e afirmou que segue operando normalmente no Brasil e em outros países da América Latina.

Em nota, o Nubank classificou as informações como fake news e reforçou sua solidez financeira. Segundo dados divulgados pela empresa, o banco registrou lucro líquido de US$ 783 milhões no terceiro trimestre do ano passado e soma mais de 127 milhões de clientes na região. A instituição destacou ainda que cumpre todas as exigências do Banco Central do Brasil.

O boato ganhou força em meio à liquidação extrajudicial do Will Bank, decretada na última quarta-feira (21) pelo Banco Central, após problemas econômico-financeiros da instituição ligada ao Banco Master.

Outro fator que contribuiu para a confusão foi uma decisão recente do Conselho Monetário Nacional (CMN), que passou a proibir instituições sem licença bancária plena de utilizarem os termos “banco” ou “bank” em marcas e materiais publicitários. A regra não determina o fechamento dessas empresas, apenas a adequação dos nomes e marcas dentro de prazos estabelecidos.

De acordo com o Banco Central, as instituições terão até 120 dias para apresentar um plano de adequação e até um ano para concluir as mudanças. O Nubank informou que tem interesse em obter a licença bancária completa, mas ressaltou que a nova norma não afeta suas operações nem os recursos dos clientes.

Com isso, não há qualquer indicação de fechamento ou falência do Nubank, que segue em atividade regular e em expansão.