Levantamento mostra que 55% da população entende pouco ou nada sobre finanças pessoais; cartão de crédito é o produto mais utilizado no país.
A 17ª edição da pesquisa Observatório Febraban, realizada pelo Instituto Ipespe entre 12 e 26 de junho de 2025, ouviu 3 mil pessoas em todas as regiões do país e revelou dados preocupantes sobre a educação financeira dos brasileiros.
Segundo o levantamento, 55% da população admite entender pouco (40%) ou nada (15%) sobre educação financeira. Mesmo assim, a maioria reconhece a importância do tema e afirma acompanhar ou controlar as finanças pessoais com muita (55%) ou alguma (20%) atenção.
O estudo também apontou que o cartão de crédito é o produto financeiro mais usado pelos brasileiros, com 66% da população utilizando esse recurso. Além disso, 61% afirmam usar com frequência algum tipo de crédito, como cartões ou empréstimos.
Sobre o endividamento, 39% dos entrevistados disseram estar com dívidas. Desses, 23% acreditam que encerrarão 2025 mais endividados do que no ano passado, enquanto 48% esperam conseguir reduzir suas dívidas.
Outro dado preocupante é que 77% dos endividados relataram impactos negativos na saúde emocional ou na qualidade de vida.
A pesquisa ainda trouxe um alerta sobre as apostas online (Bets). Para 81% da população, elas têm impacto negativo no orçamento familiar. E 37% relataram ter tido alguma experiência negativa direta ou indireta com esse tipo de aposta.
A educação financeira também aparece como aliada na prevenção de golpes bancários: 39% dos brasileiros afirmaram já ter sido vítimas ou alvo de tentativa de fraude.
Sobre as fontes de informação, os canais digitais lideram: 40% dos entrevistados usam sites, portais e redes sociais para aprender mais sobre finanças. Conversas com familiares e escolas também aparecem como referência.
Apesar das dificuldades, 65% dos brasileiros buscam frequentemente ou às vezes se informar melhor sobre o tema. Já 31% admitem não buscar esse tipo de conteúdo de forma sistemática.
