A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) anunciou nesta terça-feira (9) a abertura de um concurso público para selecionar projetos e tecnologias desenvolvidos por estudantes e professores das 333 unidades escolares da rede estadual de ensino que ofertam cursos técnicos de nível médio da Educação Profissional e Tecnológica.
O objetivo do concurso é estimular a produção de tecnologias e projetos de inovação, empreendedorismo, economia criativa, intervenção social e economia solidária.
O investimento total é de R$ 1.360.000, com recursos do tesouro estadual. O concurso público está dividido em quatro etapas.
A primeira fase começa em 9 de maio e vai até 22 de junho, que corresponde à fase de inscrição dos projetos pelas unidades escolares, por meio de formulário eletrônico disponibilizado pela Superintendência da Educação Profissional e Tecnológica da SEC.
Na segunda etapa, que ocorrerá de 3 de julho a 10 de outubro, os projetos serão avaliados e classificados pela comissão geral. A terceira etapa, que ocorrerá de 17 de outubro a 10 de novembro, será a mostra dos projetos classificados na segunda etapa, durante os seminários territoriais da Educação Profissional e Tecnológica nas cidades de Barreiras, Vitória da Conquista e Feira de Santana.

Por fim, na quarta e última etapa, que acontecerá de 28 a 30 de novembro, no Seminário Estadual da Educação Profissional e Tecnológica, em Salvador, serão apresentados os projetos selecionados na etapa anterior.
O concurso tem como objetivo estimular a produção de tecnologias e projetos de inovação, empreendedorismo, economia criativa, intervenção social e economia solidária.
A iniciativa está prevista no Plano Plurianual (PPA) e nas ações da política do Estado, visando incentivar a participação de estudantes e professores na criação de soluções inovadoras para a sociedade.